UNIDADE(S) TEMÁTICA(S): O
nascimento da República no Brasil e os processos históricos até a metade do
século XX.
OBJETO DE CONHECIMENTO:Primeira
República e suas características. Contestações e dinâmicas da vida cultural no
Brasil entre 1900 e 1930.
HABILIDADE(S):(EF09HI05)
Identificar os processos de urbanização e modernização da sociedade brasileira
e avaliar suas contradições e impactos na região em que vive.
CONTEÚDOS RELACIONADOS: Os
projetos modernizadores do final do século XIX e início do século XX na
transformação dos centros urbanos no Brasil.
ETAPA
1 – Leitura e análise de texto.
PROCESSOS
DE URBANIZAÇÃO NO BRASIL E MOVIMENTOS NA REPÚBLICA (DO CAMPO PARA A CIDADE)
A República era associada às ideias de progresso, modernidade
e ordem.
Desde modo, no governo de Rodrigues Alves (1902-1906),
iniciou-se um projeto de reforma e saneamento urbanos. Ainda nesta época,
havia, no centro da cidade, moradias da população de baixa renda, que nunca
tinha recebido atenção por parte das autoridades. Utilizando o discurso de que
o projeto de reforma urbana atendia às necessidades do “progresso e da
modernidade”, o governo iniciou um processo de demolição dos velhos casarões,
casebres e cortiços, conhecido como “BOTA ABAIXO”.
A
população ficou muito descontente. Cerca de quinze mil pessoas ficaram sem
moradia. Obrigadas a abandonar a região central, tiveram que ir para a
periferia da cidade ou improvisar abrigos nos morros vizinhos. O Morro das
Favelas foi um dos povoados. Daí por diante, todo morro habitado passou a ser
chamado de Favela. Como se não bastasse, a população se viu frente a um outro
problema: a vacinação obrigatória (Febre amarela), imposta pelo governo.
Em
1914 inicia-se a Primeira Grande Guerra Mundial.
Em
1917, os operários de São Paulo fizeram a maior greve da República Velha,
reivindicando jornada de 8 horas, aumento de salário e diminuição dos aluguéis
e do preço dos alimentos. O movimento se espalhou por vários estados: Minas
Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Após a greve houve uma onda de
demissões.
Em
1922 tivemos no Brasil o Movimento Modernista e a Semana de Arte Moderna, que
contribuiu em muito para aumentar as críticas presentes nos anos de 1920.
PARA
SABER MAIS – Caro aluno(a), você pode pesquisar em revistas, jornais, livros e
sites. Sugestão de sites para a sua pesquisa:
Revolta
da Vacina - http://www.fiocruz.br/ccs/cgi/cgilua.exe/sys/start,htm?
infoid=223&sid=5)
Procure
na internet e leia mais sobre: A Revolta da Chibata e a Guerra de Canudos.
Semana de Arte Moderna - https://www.todamateria.com.br/semana-de-arte-moderna/
Etapa 2 - Agora
é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas
são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso a atividade.
ATIVIDADE AVALIATIVA - Observe a fotografia da Avenida Central (atual Avenida
Rio Branco), logo após a sua abertura, tendo como destaque ainda em obras os
prédios do Museu de Belas Artes e o Teatro Municipal. Ao fundo pode-se ver o
Pão de Açúcar. Faça uma pesquisa na internet e registre quais as transformações
ocorridas no Rio de Janeiro que marcaram as primeiras décadas do regime
republicano até os dias atuais.
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